STATUS

domingo, 16 de dezembro de 2012

QUANTAS VEZES DEUS VAI FAZER SEU POVO SOFRER?






“Deus nos abandona nas horas mais difíceis! Deus não existe! Onde está esse Deus que tantos falam?” Essas são expressões usadas, principalmente, em momentos complexos, questionando, criticando e às vezes, apontando um culpado para certos acontecimentos desastrosos.
O fato de ser evangélica, não interfere em certas opiniões que tenho a respeito de assuntos polêmicos, como a tsunami do Japão. Pelo contrário, por ser uma seguidora dos princípios cristãos, é que acredito que Deus sabe o que faz. Mas não no sentido literal, pois assim com o não foi Deus quem construiu usinas nucleares, Ele permitiu que homens a fizessem, e muitos agradeceram por essa conquista, também não foi Ele quem “fez” a tsunami que abalou o mundo.
Muitos podem dizer que meus princípios são paradoxais, mas não são, pois quando menciono o fato de que Deus não fez a tsunami, quis dizer que Ele não escolheu a dedo onde o fenômeno ocorreria, e ainda menos a forma que afetaria o mesmo. Para mim, foi a própria humanidade que traçou seu caminho, e com o direito do livre arbítrio, hoje são os mesmos que sofrem com as consequências de suas escolhas.
Não sou indiferente às tragédias que se passam. Que destroem casas e devastam vidas. Sinto uma grande tristeza ao ver que o mundo por ele mesmo, “tornará ao pó”, pois a partir do momento que as pessoas resolvem fazer algo que desafia suas próprias barreiras, essas, estão também desafiando uma força maior, a natureza, que sente e reage transmitindo as “dores” que a afetam de forma direta e clara.
Tento entender os motivos que levam as pessoas a questionarem a existência de Deus, e seu amor pela humanidade. O chanceler do Mackenzie citou a própria bíblia para comprovar que Deus está no controle do mundo, e que tudo o que acontece é por amor a nós: “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus (Rm 8:28)”. Isso só é possível se Deus nos amar e controlar as circunstâncias. E para complementar o pastor Ricardo Gondim diz: “O Deus que administra os eventos, tem propósitos insondáveis e que, para cumpri-los, deixa tragédias acontecerem”.
Sei que não posso mudar o que o “mundo” pensa a respeito do “ser supremo”, mas ao menos, peço para que não se rebelem no momento de ira, para que depois não haja arrependimento. Se não pode compreender, aceite, espere. Mas se já é provido de fé e entendimento, ore, permaneça confiante, pois na bíblia mesmo diz que “Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu” (Ec 3:1).

                                               SIMONE ROCHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário